“os sonhos são projetos pelos quais se luta. Sua realização não se verifica fa­cil­mente, sem obstáculos. Implica luta. Na verdade, a transformação do mundo a que o sonho aspira é um ato político e seria uma ingenuidade não reconhecer que os sonhos têm os seus contra-sonhos... O que não é porém possível é sequer pensar em transformar o mundo sem sonho, sem utopia ou sem projeto" (FREIRE,2000)

quarta-feira, 11 de março de 2009

MISSÃO

Apesar de não existir razão simples que ligue pobreza e exclusão social com violência armada urbana, quando a violência começa, esses três fatores se reforçam mutuamente num círculo vicioso. Para romper o círculo, a segurança, a inclusão social e o desenvolvimento precisam ser integrados.

Face à falta de projetos de ação social que pudessem atender as comunidades no sentido de combater o analfabetismo, a violência doméstica, a delinqüência, a gravidez precoce e o grande número de casos de doenças sexualmente transmissíveis, entre outras anomalias que afetam as comunidades de baixa renda. No geral, a proposta da Dignità é proporcionar oportunidades de educação, qualificação profissionall para crianças, jovens e adultos das comunidades carentes.

Nosso objetivo é produzir conhecimento sobre a realidade social para incentivar o pensamento crítico e o surgimento de idéias e propostas de transformação.

As Comunidades



As comunidades do Morro Chapéu Mangueira e Babilônia são comunidades carentes situada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Cercada por moradores de classe média alta, no bairro do Leme. Possui infra-estrutura deficiente inerente ao fato de ser população favelada. Apesar disto, estas comunidades, desde a muito, vem buscando seus direitos dentro da sociedade, tendo sido uma das primeiras favelas a ter Associação de Moradores, fundada e registrada em 1960. Durante esses anos tem buscado, através de trabalhos comunitários, melhores condições de habitação, saúde e educação. Os espaços populares de Chapéu Mangueira e Babilônia somados atingem aproximadamente 5572 moradores[1], distribuídos em 892 domicílios. Deste contingente, 50.77% são jovens de 0 a 24 anos, constituindo uma população predominantemente jovem.

NOSSOS ALUNOS

NOSSOS ALUNOS
Alunos do Curso de Informárica e Cidadania